quarta-feira, 1 de junho de 2011

Primeira etapa do Ciclo de Estudos Acadêmicos no Polo UAB

Nos dias 19, 20 e 21 de maio aconteceu a primeira etapa do Ciclo de Estudos Acadêmicos do Polo UAB de Três Passos. O evento foi organizado pelas tutoras do Curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Karine Sott e Francielly Bazanella Justen, coordenadora do Polo UAB de Três Passos, Janete Jussara Schmitz,  com a colaboração dos demais profissionais que atuam na instituição.
A participação no Ciclo de Estudos foi aberta a todos os interessados, tendo como público alvo, principalmente, professores e estudantes da rede pública municipal e particular, bem como todos os profissionais ligados à área da Educação.
No dia 19, compuseram a mesa para o cerimonial de abertura da primeira etapa do Ciclo de Estudos, o prefeito municipal licenciado de Três Passos, Cleri Camilotti; o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto e presidente do Conselho do Polo, Dalmiro Silva; a coordenadora adjunta da 21ª CRE, Marli Franke; a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lélia Muller; o representante do Diretório Central dos Estudantes do Polo, Mateus Schmidt; e a palestrante Claudia Simone Bassi Michel, que explanou sobre o tema “Fonoaudiologia Escolar”.
Já no dia 20, dois palestrantes participaram da etapa do Ciclo: o coordenador do curso de Educação Especial/EAD da UFSM, Sr. José Luiz Padilha Damilano, com o tema “Deficiência e Família: entre tramas e relações” e ainda, Simone Timm Hermes falou sobre: “In/Exclusão escolar: as regras de um jogo”.
Ainda, nos dois primeiros dias do evento, o público foi brindado com apresentações dos alunos da Escola Integral, coordenados pela professora Marlei.
Encerrando as atividades, no dia 21, aconteceram três oficinas, realizadas ao mesmo tempo na sede do Polo UAB. Cada participante optou entre uma destas para participar. Lembrando que estas oficinas foram ministradas pelos alunos do curso de Educação Especial.
A acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Especial., UFSM, Ileine Lima Batista desenvolveu a oficina nº 1 como o tema “Inclusão x Ludicidade”. A ludicidade é uma necessidade do ser humano, independente de sua idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando assim para uma boa saúde mental, preparando para um melhor estado interior, facilitando a socialização, comunicação, expressão e construção de conhecimento.
As acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação Especial., UFSM, Marla Carina Guimarães e Karen Aline Biberg desenvolveram a oficina n° 2 com o tema “Tecnologia Assistiva”. Esta é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e a participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. As Tecnologias Assistivas não se limitam apenas na sala de aula, mas, em todo o ambiente escolar. Sendo assim, o professor e toda a equipe escolar tem o dever de oferecer um espaço acessível e incluso.
O acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Especial., UFSM, Jeferson Luis Von Mühlen realizou a oficina n°3 com o tema “Desenvolvendo a Estimulação Sensorial”. Esta temática tem como objetivos trabalhar os sentidos de forma lúdica, criativa e artística; estimular a procura da sensação, permitindo que o aluno explore e experimente-se num ambiente de confiança e serenidade; despertar o interesse do aluno num ambiente rico em estímulos onde, por meio de brincadeiras, modo natural em que a criança aprende e conhece o mundo e melhora-se o nível de percepção do sistema sensorial; detectar as dificuldades sensoriais de cada criança, traçando um plano de tratamento individualizado às suas necessidades.
De acordo com o público presente nos três dias do evento, o resultado foi excelente, oportunizando novos conhecimentos, experiências e aprendizados. Dessa forma, os profissionais do Polo UAB de Três Passos já estão mobilizados e organizando a segunda etapa do Ciclo de Estudos Acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário