domingo, 12 de junho de 2011

Práticas inclusivas nos anos iniciais do Ensino Fundamental



“Para sujeitos em processo de desenvolvimento devemos propor atividades que impulsionem práticas de letramento”.
Curso TIC’S Acessíveis – UAB/UFRGS - 2011
            Vou compartilhar com vocês atividades realizadas com meus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 2ª ao 5º ano, no Laboratório de Aprendizagem, no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, da rede municipal de ensino. Nesse laboratório, atendemos a alunos com dificuldades de aprendizagem, decorrentes de diversos fatores. Com o objetivo de superar essas dificuldades e a busca de uma aprendizagem integral, procura-se disponibilizar atividades lúdicas, diferenciadas que os desafiem na construção do processo ensino-aprendizagem.
            Diante disso e com essa premissa vou relatar duas atividades que buscam atingir os objetivos propostos, sendo o primordial nessa fase a busca do domínio da leitura, escrita e dos princípios e conhecimentos básicos do conhecimento matemático.
Atividades através do uso do lúdico:

Com uso de jogos e materiais didáticos lúdicos-manipulativos, proporciona-se ao educando a construção de conceitos, atitudes e procedimentos na busca da apreensão do conhecimento matemático, como também a interação, a colaboração e a cooperação. Na foto um flagrante de uma atividade, utilizando o Base DEZ (material dourado ou de Montessori), essencial na construção do sistema de numeração decimal, entre outras possibilidades de uso, como também o uso do disco de números e operações matemáticas.

           











Atividades com o uso do computador:
As TIC's tem sido amplamente estudadas, pesquisadas e utilizadas cada vez com maior frequência, tendo por base, inúmeras aplicações nas atividades educativas, com eficiência e eficácia comprovadas no processo ensino-aprendizagem.
Diante disso e por se mostrar uma atividade inovadora e desafiadora aos alunos, pois eles, não costumavam utilizar o computador, nem em casa, nem nas atividades educacionais, passou-se a utilizar o editor de texto, aliado a uma espécie de pranchas de comunicação (foto abaixo), bem como sites educativos, primando-se pelo lúdico e com ênfase na leitura, escrita e contrução dos conhecimentos básicos da Matemática.

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